terça-feira, 5 de julho de 2011

Restinga Sêca no 7º Encontro Estadual da JPMDB em Canela

Deutsch   English   Español
Colaboração: Carolina Brum Corrêa

Evento contou com a participação de várias lideranças do PMDB gaúcho
            A Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – JPMDB, de Restinga Sêca, esteve presente no 7º Encontro Estadual e 1º Congresso da Juventude, no sábado, 2 de julho, na Câmara de Vereadores da cidade de Canela, na Serra Gaúcha. A delegação restinguense (maior dentre os municípios presentes) esteve representada por 16 jovens, que foram ao encontro junto da delegação da Coordenadoria Regional da JPMDB para debater sobre políticas públicas de juventude. O Encontro foi em preparação para o Congresso Nacional da Juventude, que acontecerá em outubro na Capital Federal, onde delegados, escolhidos durante o evento em Canela, representarão a juventude do Estado.
            Esteve presente no Encontro o ex-Deputado Federal e atual Presidente Estadual do PMDB, Ibsen Pinheiro; também os Deputados Federais Alceu Moreira e Darcisio Perondi e o Deputado Estadual Giovani Feltes, que fizeram seus pronunciamentos salientando a importância de uma base política forte, como a juventude que é o futuro da política e do Brasil.  Prefeitos, vereadores e componentes do diretório Estadual do PMDB também marcaram presença.
            Pela parte da manhã, antes do evento jovem, “o PMDB que eu quero” debateu sobre bandeiras partidárias e o futuro da sigla. Este evento vem sendo realizado em todo o país promovendo um interessante encontro de ideias da base que objetivam definir a nova cara do partido, atualizando a linha de políticas públicas que devem ser defendidas de acordo com a nova realidade da população brasileira. Na parte da tarde foi aberto oficialmente o 7º Encontro Estadual e 1º Congresso da Juventude, com a presença de jovens peemedebistas de mais de 100 cidades.
            O Presidente Estadual da JPMDB, Rafael Braga, citou em seu pronunciamento a importância da interação da juventude de todo o Rio Grande para as mudanças sociais e políticas que são necessárias para o desenvolvimento do Estado. Após a abertura feita por Braga, os deputados e autoridades presentes manifestaram sua indignação e repúdio ao chamado “Pacotarso”, pacote do governo estadual aprovado pela Assembleia Legislativa, que entre várias providências, aumenta a alíquota de contribuição dos servidores estaduais à previdência gaúcha (de forma diferenciada), mesmo com parecer contrário do Supremo Tribunal Federal que considera a prática inconstitucional. Com o pacote aprovado, a arrecadação, em caráter de confisco, terá um aumento de R$ 180 milhões anuais, o que nem chega perto de resolver o problema do IPE, que tem um rombo de R$ 5 bilhões ao ano, e evidencia a o real motivo das mudanças: manutenção dos mais de 500 novos CC’s criados no início do governo.
16 jovens restinguenses partiram ao encontro na madrugada de 02/07
            O Presidente Nacional da JPMDB, Gabriel Souza, encerrou as palestras com o painel sobre Políticas Públicas de Juventude, tratando do papel do jovem na vida em sociedade e sua participação na política. Souza também alertou os municípios para convocar suas Conferências de Juventude como forma de preparação para a 2ª Conferência Nacional de Juventude promovida pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
            Como encerramento do evento, o Presidente Estadual da JPMDB, Rafael Braga, convocou os coordenadores regionais para a decisão dos delegados que irão a Brasília em outubro. A região central conseguiu três vagas de delegados, ficando uma com a juventude de Dona Francisca, representada pelo Coordenador Regional e Vereador Roberto Fantinel, uma com a juventude de Santa Maria, representada por seu Presidente Ricardo Bassi, e uma com a juventude de Restinga Sêca, representada pelo Presidente Norton Soares.

Um comentário:

  1. Na noite fria do dia 02 de julho a Juventude de Restinga Sêca, saia em direção a Cidade de Canela para mais um grandioso evento realizado pela Coordenadoria Estadual.
    E como sempre, firmamos presença, esperavamos com muita ansiedade pois já estamos no nosso 7º Congresso, encontramos jovens de várias cidades e região. Conosco nosso presidente Norton Soares que com muita garra e dedicação está a frente dessa grande juventude que é a de RESTINGA SÊCA. Onde lá em Canela fomos apontados como referência para as demais juventude,por isso estamos alegres e com mais vontade de fazer sempre mais, em prol da nossa comunidade e trazendo conosco mais jovens que decidem optar por não ser só mais um no meio da sociedade, mas que quer fazer a diferença.

    ResponderExcluir